Copyright © 2015 APC - Associação Portuguesa de Contabilistas Todos os Direitos Reservados.
Início           Notícias         Revista         Sócios         Contactos
RELATO FISCAL E FINANCEIRO NO
ENCERRAMENTO DE CONTAS


A partir de 2010 Portugal entrou numa nova era de regulação contabilística que teve também um forte impacto na Fiscalidade, através da profunda revisão que o Código do IRC sofreu.
Nesse sentido, o modelo do justo valor, as perdas por imparidade, as propriedades de investimento, os instrumentos financeiros, os activos não correntes detidos para venda, o custo de empréstimos obtidos, só para citar alguns exemplos, passaram a ter previsão no normativo fiscal.

Tendo por base a estrita relação entre o resultado líquido do período, apurado de acordo com a normalização contabilística, e o resultado fiscal, o livro foca a sua análise no apuramento destas duas medidas de desempenho, tendo por referência as sociedades comerciais não financeiras.

Dada a natureza complexa dos temas abordados, procurou-se facilitar o processo de aprendizagem com a criação de representações esquemáticas e exercícios práticos de diferentes graus de dificuldade. Daí que se pode afirmar que este livro se destina não só a profissionais da Contabilidade e Fiscalidade, mas também a estudantes do ensino superior e pós-graduado.

exercícios práticos de diferentes graus de difi culdade. Daí que se pode afi rmar que este livro se destina não só a profi ssionais da Contabilidade e Fiscalidade, mas também a estudantes do ensino superior e pós-graduado.
António Pires Caiado
Luís Filipe Viana
Paulo Jorge Madeira
Actualizado com as alterações
do OE/2011
Mais de 150 exercícios práticos